Imagem capa - Casamento de Dia por Marilise Pinheiro Di Creddo Ferraz

Casamento de Dia






Mesmo que o casamento a noite seja o preferido,  não precisa ser uma obrigação na sua vida e você pode realizar o casamento ainda de dia. Essa tendência, inclusive, tem aparecido cada vez mais em todos os tipos de casamento, desde os mais tradicionais até os mais ousados. Se você quer aproveitar a beleza da luz natural banhando esse momento tão importante confira como fazer um casamento de dia e garanta que tudo saia como você deseja.



ANTES DO CASAMENTO

Preparar um casamento já exige muito cuidado e se ele for realizado de dia é preciso ainda mais planejamento para garantir que tudo saia exatamente como você espera. Por isso, o casamento de dia exige uma preparação anterior que deve se atentar a alguns detalhes que no casamento noturno, por exemplo, não existem. Assim é preciso que você:

· Saiba como estará o clima

Mesmo em um país como o Brasil é natural que à noite esteja mais fresco, ainda que a diferença seja de apenas alguns graus. Por outro lado, o período do dia é o m,ais quente e se você escolher uma época como o verão isso pode ser um potencial problema.

Por isso é muito importante que você avalie como estará no clima na data escolhida para ter a certeza de que o casamento de dia é, sim, a melhor opção. Isso não significa que você só pode se casar de dia se for no inverno ou no outono, mas, sim, que é preciso conhecer o clima nesse período do dia para tomar as medidas que forem necessárias.

Se o clima estiver bem quente, por exemplo, será necessário providenciar locais de proteção contra o sol, como tendas, ou então fornecer um ar condicionado mais potente e mais confortável.

· Tome cuidado com o horário

Também é muito importante tomar cuidado com qual será o horário escolhido, já que isso pode fazer uma diferença e tanto na experiência dos convidados.

Sobre o clima, é importante ter em mente que não é a decisão mais esperta fazer um casamento, externo ou interno, ao meio dia em pleno verão brasileiro. Por outro lado, também não é uma decisão esperta se casar às 8 da manhã do inverno de uma grande cidade, que ainda sofre com a poluição.

Já sobre o conforto em si dos convidados lembre-se que um casamento é um evento importante e que exige preparação das pessoas. Assim, se você decidir marcar o casamento às 9 da manhã de um sábado tenha a certeza que boa parte dos seus convidados terá que acordar antes das 7 para poder se arrumar e chegar até lá. Por isso, evite horários demasiadamente cedo a menos que seja um casamento bem intimista.

· Não exagere nos detalhes

Outro cuidado necessário antes da cerimônia é o de não exagerar nos detalhes – quaisquer detalhes. A decoração do ambiente pede muito menos brilhos e luzes diferenciadas, já que o grande astro é o Sol com a sua iluminação única.

Da mesma maneira, investir em um vestido super bufante, volumoso e com muito brilho parece não ser a melhor opção, já que serás algo que irá apenas destoar de toda a essência da celebração.

As flores, por sua vez, precisam ter um aspecto muito mais natural e bonito que combine com a iluminação natural. Velas e jogos de luzes, por sua vez, são totalmente dispensáveis porque não causarão qualquer vantagem ao seu casamento.

Caso vá fazer uma cerimônia religiosa é preciso verificar se a igreja, tempo ou correlato tem a disponibilidade de realizar a celebração pela manhã já que algumas não abrem e outras estão ocupadas com celebrações internas – as missas de domingo são um exemplo.

Também é necessário verificar a disponibilidade do local da festa já que muitos abrem apenas à noite. Isso é ainda mais verdade quando há uma festa na noite anterior no local, já que eles usam a amanhã para arrumar o local. Com isso, é necessário que você confira se o local realmente permite uma celebração diurna.




· Dê preferência para o final de semana

Isso pode até não ser uma regra absoluta, mas boa parte das pessoas trabalha no período diurno. Com isso, é muito importante que você dê preferência para realizar o casamento de dia em um final de semana, já que haverá menos conflitos de compromissos entre seus convidados e seus respectivos empregos.

Se ainda assim você preferir fazer o casamento durante a semana, entretanto, considere a possibilidade de realizá-lo no final da tarde, já que assim as pessoas que trabalham poderão chegar sem maiores problemas.

· Tenha bons fornecedores

Ter bons fornecedores é indispensável para qualquer casamento de sucesso, mas isso é ainda mais importante em um casamento que é realizado de dia. Isso porque as festas à noite são maioria e, com isso, não são todos os serviços que estão acostumados a garantir um casamento de sucesso realizado de dia.

Por isso, faça pesquisas, conheça o trabalho dos seus fornecedores, entenda seus horários e compromissos e faça todo o tipo de pergunta para ter a certeza de que o seu casamento ficará como você espera com os serviços contratados.  "Lápis de NOiva